Plástica Gengival

A Plástica Gengival ou gengivoplastia oferece harmonia ao sorriso

A beleza não requer perfeição, mas simetria. A plástica gengival é uma pequena correção que resulta em uma grande diferença na face e sorriso. A gengivoplastia, como é chamada, é um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso. A Cirurgia Plástica Periodontal (área da Odontologia responsável pela estética gengival - Periodontia ) apresenta diversas técnicas cirúrgicas ou não que minimizam, mascaram e até eliminam o excesso de gengiva. Identificar a etiologia é fundamental para a escolha do procedimento.

plastica-gengival-1000x480

O que são as cirurgias plásticas periodontais e quando são contraindicadas?

As Plásticas Gengivais são cirurgias que visam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. A indicação principal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Para estar apto a esta cirurgia o paciente somente deve estar com boa saúde bucal, não havendo assim contraindicações.

cirurgia_plastica

Como é a gengivoplastia?

A cirurgia plástica gengival é simples e rápida, não há pós-operatório, o paciente volta em seguida às suas atividades normais. Em geral, o dentista aplica uma anestesia local e com o bisturí, corta o que está sobrando na gengiva corrigindo inclusive outras imperfeições como gengiva torta - plastia gengival. Se o caso for de gengiva aumentada, quando ela aparece muito no sorriso, deve ser feita uma cirurgia mais elaborada, que dura em média de a 2 a 3 horas. Cada caso deve ser analisado. Às vezes, somente retirar o excesso da gengiva resolve, mas em casos mais complexos, quando a parte da gengiva que aparece for maior que 8mm, pode ser necessário uma cirurgia maior, onde se reposiciona o osso, sendo um procedimento bem mais complexo.

Se interessou por algo?