Higiene Bucal

A higienização oral no pós cirúrgico

A higienização oral pós cirúrgica é muito importante para ajudar na cicatrização, ela exige uma série de mudanças temporárias nos hábitos. Todo e qualquer objeto deve ser manipulado com muito cuidado dentro da boca. Evite colocar qualquer elemento na região operada, isso inclui os dedos e a língua.

Image of pretty female brushing her teeth in the morning

Tome cuidado e evite complicações e infecções, lembre-se que trata-se de uma ferida que requer cuidados principalmente com a higiene, a boca é um local cheio de bactérias e é bem por isso que a atenção deve ser redobrada.

A manipulação da escova dental deve ser feita com cuidado, de forma mais suave nos demais dentes e língua e não deve ser utilizada na região operada, use antisséptico bucal para limpar a região, água morna com sal é um ótima dica, mas não faça bochechos vigorosos, deixe apenas o produto atuar, você pode inclinar a cabeça de um lado para o outro para manejar o produto. Siga as instruções do dentista.

Na hora da higienização é indicado que o paciente observe o local, com espelhos ou ajuda de alguém, para que possa verificar a ocorrência de possíveis sangramentos, o que pode acontecer normalmente nas primeiras horas após a intervenção cirúrgica. No caso de sangramentos excessivos ou coágulos será necessário comunicar o dentista imediatamente e, sendo assim evitar lavar a boca ou aplicar qualquer produto para higienizar o local.

Em alguns procedimentos o paciente fica com dificuldade em abrir a boca no período pós operatório mas isso não é motivo de receio em realizar a higiene bucal. O acúmulo de restos de alimentos pode ser responsável em proliferar micróbios e consequentemente infecções principalmente quando a região operada fica mais ao fundo da boca onde o acesso a higienização é mais dificultoso.

Não esqueça que uma das principais causas do insucesso pós cirúrgico é a má higienização bucal. Não cuidar da limpeza da boca é agir contra si próprio, os resíduos alimentares devem ser retirados após todas as refeições, isso impede a inflamação da gengiva e do cálculo renal.

Para usar o fio dental é melhor pedir instruções ao dentista e a escova dental, de preferência, deve ter cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas. Do segundo ao sétimo dia, continue fazendo a escovação vais suave do que o habitual.