Extração de Sisos

Siso: Quando é hora de extrair?

O terceiro molar é muito conhecido pelo seu alto índice de extração. “Xíííí! Dores no siso!” Quem nunca ouviu esta desagradável expressão? O que poucos sabem é que o Siso não é mais motivo para dores de cabeça e preocupação. Muita tecnologia já foi agregada para simplificar este procedimento, mas o mais importante é que a retirada do dente do siso evita problemas na arcada dentária, principalmente a inferior, em função da curva de erupção. O terceiro molar, conhecido como siso ou popularmente chamado de dente do juízo, pode aparecer na adolescência ou mesmo na fase adulta, as vezes passam despercebidos, mas na maioria dos casos requerem intervenção para extração de um ou mais dentes, são aquelas cirurgias que aterrorizam os pacientes. Por estar localizado bem ao fundo da arcada dentária, sua higienização é bem dificulta, principalmente quando está semi-erupcionado, dessa forma a probabilidade de cáries é maior. Além disso, podem surgir outros problemas, como pericoronarite, que é a inflamação da gengiva ao redor do siso, e outros mais graves, como reabsorção da raiz do segundo molar. Essa reabsorção pode levar a perda do dente, devido ao mau posicionamento, que ocorre principalmente em dentes inclusos. Em tratamentos ortodônticos é muito comum a indicação da extração do siso.

extracao-de-siso-com-sedacao-endovenosa

Mas afinal, todas as pessoas tem esses 4 dentes?

Não é raro não ter os dentes sisos. Em muitos casos eles nunca se formam em outros casos ficam escondidos sob a gengiva e somente podem ser identificados com uma radiografia.

extraction_dent_4

E, se nascer é necessário extrair?

Em geral, os dentes do siso costumam doer por não haver espaço para se alinhar à mandíbula. Eles também costuma empurrar os demais dentes prejudicando a mordida e a estética da boca. Mas se houver espaço suficiente para eles, nada precisa ser feito.

Se interessou por algo?