Dieta Pós Operatória

Dieta leve no pós operatório melhora a saúde bucal e o resultado final do procedimento

Alimentos frios e quentes valem como o exemplo da compressa, ajudam a aliviar a dor, inchaços e hematomas. A alimentação líquida e pastosa é indicada para não agredir o local do trauma. Vitaminas batidas no liquidificador, mingaus, sucos, sorvetes, purês e sopas (a temperatura ambiente) estão liberadas para abuso. Alimentos ácidos e com resíduos estão vetados.

dieta-dunkan

No primeiro e segundo dia a refeição deve ser gelada ou fria, do segundo ao quarto dia podem ser pastosos a temperatura ambiente e a partir daí o paciente já pode começar readaptar-se aos seus hábitos sempre com cautela.

É indicado que o paciente beba bastante água e siga à risca as indicações sobre alimentação, não esqueça que a cirurgia não depende somente do procedimento do dentista, a colaboração do paciente é fundamental para o sucesso no resultado final.

O ideal é que o paciente inicie uma dieta leve mesmo antes da cirurgia, com isso vai acostumando com a mudança na alimentação e prepara o organismo. Faça a dieta dois em um, aproveite para perder aquelas gramas extras. Evite beber cafés e bebidas estimulantes.

Tome o cuidado de escolher uma dieta nutritiva pois seu organismo estará debilitado e trabalhando na cicatrização, seu sistema imunológico precisa de energias, isso ainda reduz o risco de infecções.

#dica Pesquise sobre alimentos cicatrizantes como leite, iogurte, laranja, abacaxi, eles podem ajudar na formação dos tecidos que fecham as feridas. É fundamental manter o corpo bem hidratado para os tecidos ficar mais elásticos, dê preferência à alimentos ricos em água como laranja, melancia e caldos.

Doces, refrigerantes, frituras e embutidos devem ser evitados, eles podem prejudicar a cicatrização. O açúcar e a gordura dificultam a circulação sanguínea e é através do sangue que os nutrientes que ingerimos chegam até os tecidos lesionados.

Quando a cirurgia for recente é comum haver sangramentos leves, isso pode acontecer durante a alimentação e a saliva fica rosada. Mas isso não é motivo para preocupação, o dentista somente deve ser procurado neste caso, quando houver sangramento excessivo.