Aparelho Autoligado

Aparelho Autoligado

O aparelho ortodôntico convencional, de maneira geral, é composto pelos brackets (peça que vai colada ao dente), pelo fio ou arco ortodôntico e pelas famosas borrachinhas coloridas que ligam esse ao bracket para promover a movimentação dentária. No aparelho autoligado, os próprios brackets possuem uma estrutura (pequena tampa metálica) que prende o arco à ela, dispensando assim, as borrachinhas.

autoligaveis_03

Sem Borrachinhas

E qual o benefício nisso? Sem o uso das borrachinhas, o atrito entre as partes do aparelho diminui consideravelmente e também se mantém ativo por mais tempo (visto que os elásticos perdem força com o passar dos dias em boca); isso promove um movimento mais constante e suave. Alguns casos têm até o tempo final de tratamento diminuído com o uso dessa técnica.

5

Outros benefícios dos aparelhos autoligáveis consistem em

Um menor acúmulo de placa bacteriana nos componentes do aparelho, o que os torna mais higiênicos e fáceis de limpar • Pode-se espaçar mais as consultas, pelo fato de a ligação bracket com o fio manter-se ativa por mais tempo. (Digamos que o aparelho fica “apertado” por mais tempo que o aparelho convencional, com um mínimo de atrito). • Pela diminuição do atrito, podem-se usar forças mais suaves para a movimentação dental, proporcionando maior conforto ao paciente.

Se interessou por algo?